Conheça um pouco mais do trabalho do candidato a Vereador Jean Madeira
O que faz um bombeiro civil?
O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, o bombeiro civil é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança. O bombeiro civil, acima de tudo, é responsável pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.
Um bombeiro civil também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e, por fim, presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros, assim como, a polícia.
O bombeiro civil poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.
O Profissional dessa área, possui uma jornada de trabalho de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, totalizando 36 horas semanais.
Diferenças entre bombeiro civil e bombeiro militar
Os bombeiros civis são chamados de brigadistas e sua formação é menos complexa, e neste caso, o curso tem duração de aproximadamente um mês. O bombeiro civil, atua dentro dos limites da propriedade para a qual está contratado.
Já um bombeiro militar possui atuação ampla e pode exercer suas funções em qualquer local em que o socorro seja necessário. O curso de formação para esta profissão é mais abrangente. A duração do curso é de no mínimo nove meses, ainda assim, com dedicação exclusiva.
Curso de bombeiro civil
O requisito para se tornar um bombeiro civil é possuir o ensino médio completo. Também é recomendável que os interessados possuam carteira de motorista. Para ingressar na profissão, é necessário passar pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis.
Quanto ganha um bombeiro civil?
De acordo com uma estimativa do site de recrutamento Catho, a média salarial de um bombeiro civil no Brasil é de R$ 1.608,99. A jornada de trabalho é 12×36, ou seja, 12 horas de trabalho por 36 de descanso, com um total de 36 horas semanais.
No entanto, o mais comum nesta área é a realização de trabalhos temporários ou freelance. Neste caso, a remuneração e a carga horária podem variar de acordo com o tipo de trabalho.
Além do salário, que geralmente é o valor do piso para sua profissão e atuação, o bombeiro civil recebe um acréscimo de 30% pela periculosidade.
Instagram: @prjeanmadeira
Leia também: Leandro Sampaio Monteiro é o novo Comandante Geral