Precursores do Powerlifting se reunem após 45 anosEugênio Koprowski, Tamer Chaim, Reinaldo Dutra, Romeu Ghattaz, Armando Restani e José Carlos Vidal - Foto: Divulgação

Os precursores do Powerlifting, nos primórdios chamado de Exercícios Básicos ou Levantamento Básico, a saber, se reuniram em um jantar no Espeto Bovinus, para comemorar os 45 anos do início dessa modalidade.

A princípio, em um jantar descontraído, esses ícones do esporte recordaram diversas histórias pelas quais passaram durante suas carreiras. Após 45 anos, todavia, essas memórias deveriam estar guardadas em um memorial, antes que venham a se perder no tempo.

Precursores do Powerlifting se reunem após 45 anos
Armando Restani, Eugênio Koprowski, Romeu Ghattaz, Romeu Ghattaz Jr., José Carlos Vidal, Reinaldo Dutra e Tamer Chaim – Foto: Divulgação

Tamer Chaim, Armando Restani, José Carlos Vidal, Reinaldo Dutra,  foram os primeiros atletas da modalidade a receberem o título de campeão brasileiro. Além deles, não podemos deixar de citar, Mauro de Sene, José Luis Alves, Uildes Machado, João R. Belini, Oscar Andrade Costa, José Roberto Ortega e José Fonseca de Oliveira Jr.  Esses últimos, todavia, completavam a equipe campeã do Clube Rhodes.

Sobre os Precursores o Powerlifting e demais modalidades 

Tamer Chaim (76),  renomado atleta não só do Powerlifting mas do Levantamento de Peso Olímpico, a saber, marcou presença nas Olimpíadas de Munick em 1972 e em outros grandes torneios nacionais e internacionais.

Armando Restani (79), recordista sul americano de levantamento de terra e diversas vezes campeão paulista, brasileiro e sul americano.

José Carlos Vidal (69), foi o primeiro homem no Brasil a ultrapassar a marca dos 200kg no supino (sem equipamentos). Foi também, por fim, campeão mundial de braço de ferro.

Reinaldo Dutra (63), foi diversas vezes campeão paulista , brasileiro e sul americano,  e manteve por 17 anos o recorde de levantamento de terra na categoria galo, com a marca de 182,5kg. Foi por 3 anos, campeão de levantamento de peso olímpico, no torneio da Gazeta Esportiva pelo Clube  Hebraica.

Romeu Ghattaz (57), foi na época, campeão mundial júnior. Considerado atleta revelação.

Eugênio Koprowski (78), foi o primeiro presidente da Federação Paulista de Culturismo. Arrebatou diversos títulos importantes durante sua carreira no esporte.

Homenagem Esportiva

Logo mais, haverá uma homenagem esportiva reconhecendo, por fim, os grandes feitos desses grandes atletas que defenderam com honra nosso pais.

Site: IPF    Site: CBLB

Leia mais: Transformação após um ano de treino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *