“O Empoderamento da Mulher através do Tempo”.
A saber, no dia 08 de março de 2023, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da cidade de Cruzeiro, SP, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura Esporte e Lazer, realizou um evento no Museu Major Novaes, das 14:00 às 18:00 horas, “O Empoderamento da Mulher através do Tempo”.
Este evento contou, todavia, com diversas palestras e rodas de conversa: a Importância da Mulher na História; Conversaria sem Tabu e as Mulheres de Cruzeiro.
Além disso, houve a participação da Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Hevelyn Sigolo E a Vereadora Sandra Cunha. Também a Enfermeira Dalva Machado, bem como a Gestora Pública Katy Costa.
O Empoderamento da Mulher
No transcorrer das palestras e rodas de conversa, todavia, trataram de temas de suma importância, como a evolução do papel da mulher através dos séculos, seu embate, muitas vezes sangrento e desumano, pela conquista de direitos fundamentais. Bem como sua luta árdua e atual contra o machismo, o preconceito e a violência que ainda imperam em nossa sociedade misógina, onde o número de feminicídio é alarmante.
Também em discussão, as doenças sexualmente transmissíveis e a importância da prevenção. O evento termina com uma visita pelo Museu, onde se conta a história da fundação do Município, a Implantação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, além de fatos importantíssimos sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, uma vez que a Cidade faz divisa com os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Durante a visitação também se mencionou a participação de mulheres formidáveis na História de Cruzeiro, como Dona Fortunata Joaquina do Nascimento e senhora Celestina Novaes.
A saber, a coordenação do evento ficou ao encargo de Juliana Puccini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Cruzeiro,SP e também presidente da Casa dos Conselhos.
Sobre Juliana Puccini Vianna
Nascida em Cruzeiro. É Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela antiga Faculdade de Direito de Lorena, hoje UNISAL, em 1991. Houve a aprovação no Concurso para Delegada no Estado de São Paulo em 1993. Exerceu suas atividades até Março de 2020, tendo como último local de exercício profissional, a Corregedoria Geral da Polícia Civil.
A maior parte de sua carreira com a dedicação ao combate da violência contra mulher, criança, adolescente e idoso. Realiza um trabalho social de conscientização dos direitos da Mulher, através de Palestras e participações em Programas de rádio e TV. Motivo pela qual teve reconhecimento com o título de Cidadã Joseense em 2003, Mérito Mantiqueira em 2004 , Medalha Cassiano Ricardo em 2006.
Igualmente, é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Cruzeiro/SP, Palestrante e Colunista do Portal NA MIDIA, tendo o quadro” Descomplicando Direito com Jú”, em seu Instagram (@julianapuccinivianna). E, ainda, possui na Rádio Mantiqueira FM o programa semanal “Descomplicando com a Ju”.
Em Janeiro de 2020 recebeu homenagem pela ACLASP, assumindo em novembro de 2021, a Cadeira número 06, cujo Patrono é Ruy Barbosa. Em setembro de 2022 ingressou na Academia Mundial de Letras da Humanidade. assumirá em maio de 2023 a Cadeira número 36 da Academia de Letras do Brasil, SP, cuja patrona é Chiquinha Gonzaga.
Fonte: Redação Na Mídia
Fotos: Divulgação
Leia ainda: ”Direito de Resposta”com a Dra Juliana Puccini