Entrega do Oscar.
A princípio, evento mais esperado do ano para os amantes de cinema aconteceu ontem, 12/março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. A 95.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, ou Oscars 2023 foi apresentada, todavia, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS).
Assim, foram entregues os prêmios da Academia às 23 categorias.
Everything Everywhere All at Once foi o grande vencedor da noite, fazendo história no Oscar, por ser o filme mais premiado da história do cinema, conquistando 165 prêmios nesta temporada. Assim, ganhou sete prêmios, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original, e teve onze indicações.
Outros vencedores incluíram Im Westen nichts Neues com quatro prêmios e The Whale com dois, incluindo o de Melhor Ator. Top Gun: Maverick, Black Panther: Wakanda Forever, Avatar: The Way of Water, Women Talking, RRR, Guillermo del Toro’s Pinocchio e Navalny ganharam cada um. Os vencedores dos curtas-metragens incluem An Irish Goodbye, The Boy, the Mole, the Fox and the Horse e The Elephant Whisperers.
Entrega do Oscar
Fora da grande tela por um bom tempo, Brendan Fraser retorna em grande estilo à Hollywood com “A Baleia” e levando a estatueta como Melhor Ator. O filme também venceu na categoria de Cabelo e Maquiagem pela transformação do ator.
Ator Coadjuvante teve como vencedor Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. O melhor Filme Estrangeiro vencedor: “Nada de Novo no Front” (Alemanha).
O evento foi televisionado nos Estados Unidos pelo canal ABC e apresentado pela terceira vez pelo comediante Jimmy Kimmel. No Brasil, a transmissão foi feita pela Warner Bros. Discovery através do serviço de streaming HBO Max e na televisão por assinatura, seguindo a tradição da premiação, na TNT.
Fonte: Oscar 2023
Fotos: Divulgação / Acervo Oscar 2023