Leandro Sampaio Monteiro é o mais novo Comandante Geral da História do Brasil
Leandro Sampaio Monteiro, a saber, é o mais novo Comandante Geral da História do Brasil. Assumiu, por fim, oficialmente, a Secretaria de Defesa Civil. Assumiu, do mesmo modo, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
A princípio, a cerimônia de passagem de comando, teve início na manhã desta sexta-feira (09). O evento, aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio.
O ato solene, contou com a presença de diversas autoridades. Marcou presença, também, o Governador em exercício Cláudio Castro. Além dos convidados, o comandante contou com a presença de seus familiares.
Antes de tudo, Leandro ingressou no Corpo de Bombeiros em 1998. Do mesmo modo, comandou as unidades de Miguel Pereira e da Gávea. ao passo que, atuou como coordenador operacional da Defesa Civil do Estado.
Atualmente, ele é pós-graduado em Gerenciamento Operacional e em Gestão Estratégica nas Organizações. O coronel Leandro Monteiro já exerceu também os cargos de secretário de Cultura e presidente do Theatro Municipal do Rio.
A História do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros
No ano de 1856, Dom Pedro II, que é patrono da Corporação, assinou o Decreto nº 1775, criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte – o mais antigo Corpo de Bombeiros da América Latina.
Durante anos, a Corporação ficou em um velho casarão, localizado na Praça da Aclamação, atual Praça da República. Há quem diga que esse imóvel era assombrado. O tempo foi passando e, enfim, o Corpo de Bombeiros ganhou uma casa própria, proporcional à importância da Corporação.
A nova sede foi inaugurada em 23 de maio de 1908. O prédio foi projetado pelo então Comandante-Geral, Coronel EB Francisco Marcelino Souza Aguiar.
Leia também: Assiara Clarine arrasa em editorial de moda