Presidente do G10 Favelas, um brasileiro que faz a diferença
Gilson Rodrigues, Presidente do G10 Favelas e Homem do ano 2022
A saber, nos jardins de Harvard, o brasileiro Gilson Rodrigues concedeu uma fala ao Brazilian Times Entrevista, com os jornalistas Denny Silva e Uiara Zagolin. Assim, Gilson narra brevemente os desafios da história pessoal e apresentou o G10 Favelas.
Primeiramente, conhecido como prefeito de Paraisópolis, o baiano de Itambé chegou a São Paulo aos 5 anos e hoje é o presidente do G10 Favelas. Recebeu vários títulos e, todavia, palestrou em várias capitais do mundo. Como isso é possível? Muita garra e determinação.
A saber, Gilson é um dos 14 filhos, com paternidade desconhecida, de sua mãe que era surda e muda. Devido a situação precária da família, os filhos foram entregues à adoção ficando, por fim, apenas Gilson e seu irmão. À procura de uma vida melhor, mudaram-se para São Paulo e Gilson, todavia, foi morar com a tia em Paraisópolis. Aos 9 anos de idade perde sua mãe, com isso aumenta sua vontade de lutar pelas causas sociais.
Um brasileiro que faz a diferença
Posteriormente, depois de muito trabalho, dedicação e carregando a probabilidade de ter uma vida ilícita e do crime em função do meio em que vivia, Gilson assumiu a associação de moradores de Paraisópolis. Hoje, o líder comunitário atua em várias ações sociais, como o Bistrô Mãos de Maria, projetos musicais, cursos profissionalizantes, ensino fundamental e médio, combate ao Covid-19, logística pela Favela Express Brasil, Bolsa de Valores das Favelas, a televisão da comunidade Favela TV, um banco e uma financiadora (G10 Bank Participaçõe, Consórcio G10), Horta Comunitária, Combate a pobreza menstrual através do Meu Fluxo Livre. O Presidente de Rua, além do Revitaliza Comunidades, ajuda na redução do desemprego pelo Adote Uma Diarista e o Emprega Comunidades.
É fundador do G10 Hub- Acelerador de Negócios, que visa impulsionar iniciativas de impacto social, promovendo o empreendedorismo nos territórios de favela.
Também, é o responsável pelo crescimento que colocou Paraisópolis como a comunidade mais bem organizada e com diversas iniciativas para diminuição do impacto da pandemia da Covid-19. As iniciativas criadas pelo Comitê das Favelas ganharam repercussão mundial como tecnologia social de desenvolvimento que foi replicada em estados brasileiros.
Mostrar as favelas como potência e criar soluções para as comunidades, dando visibilidade para o empreendedorismo de impacto social e melhorar a qualidade de vida da população periférica com inovação e criatividade são alguns dos conceitos que Gilson sempre adotou e incentivou.
Hoje, a luta de Gilson é a busca de igualdade social, e a elevação do potencial econômico das favelas.
Redes Sociais
Gilson Rodrigues – Instagram
G10 Favelas – Instagram